A íris representa todas as partes do organismo em sua topografia.
Isso é possível graças ao Sistema Nervoso Autônomo, formado por duas cadeias nervosas: o simpático e o parassimpático. Eles enervam todas as partes do organismo e levam até o cérebro impulsos sobre a situação de cada região (Sistema Nervoso Central) e também até a íris, onde essas impressões ficam registradas.
Enquanto o método de Bernard Jensen nos possibilita analisar a íris do ponto de vista orgânico, o Método RayId de Iridologia, desenvolvido por Denny Johnson, nos possibilita entender as complexidades da mente humana que molda e dá forma às nossas personalidades e relacionamentos. Com ele pode-se conhecer os tipos psíquicos, bem como introversão e extroversão, além da predominância cerebral.
O Método RayId de Iridologia reconhece 4 padrões, sendo 3 padrões básicos: Flor, Jóia e Corrente e um quarto padrão chamado Agitador, que é uma combinação dos padrões Flor e Jóia.
As pessoas que apresentam muitas fibras abertas na íris, que chamamos de pétalas, estão no padrão Flor. São emocionais, expontâneas, observadoras, fazem muitos gestos e aprendem ouvindo. São criativas. Geralmente tem habilidades para música, artes, etc...
Identificamos o padrão Jóia como sendo uma pigmentação na íris. É como se tivesse caido um pingo de tinta na íris. Uma mancha marrom. Esse padrão indica uma pessoa intelectual, com muito talento para análise e diálogo verbal, pouca flexibilidade para mudanças.
Identificamos um padrão Corrente quando a íris tem suas fibras penteadinhas, com poucos sinais. A palavra que melhor descreve o Corrente é a sensibilidade - sensibilidade física, mental e intuitiva. Ele é como um imã para tudo que funciona a sua volta. Imagine um Corrente com milhares de bigodes de gato tateando em todas as direções. A menor mudança ou incidente é imediatamente sentida por ele, que é sempre "tocado" por tudo. O Corrente é um radar ambulante da vida.
Já o tipo Agitador é identificado por possuir uma combinação dos sinais dos padrões Flor e Jóia. São extremistas. O padrão clássico do Agitador é o grande sucesso e o grande fracasso. A dedicação e lealdade são suas marcas. Em geral são inventores, exploradores ou motivadores. Eles são entusiastas. Podemos dizer que vieram para mudar o mundo.
Então, vejam como o corpo nos avisa, de forma clara, as nossas fragilidades e a Iridologia é a melhor ferramenta para identificar essas fragilidades.
Enfatizamos que a Iridologia não é terapia e sim uma ferramenta de pré-diagnose, possibilitanto ao iridólogo agir de forma preventiva e corretiva utilizando as várias técnicas de terapia tais como: fitoterapia, acupuntura, cromoterapia, florais, oligoterapia, psicologia e, porque não: alopatia, dependendo da sua habilitação / especialização (médico, terapeuta, psicólogo, psicoterapeuta, fitoterapeuta, etc...).
É também importante ressaltar que a Iridologia não substitui exames laboratoriais, porém facilita na sua escolha.
Por tudo isso, é muito importante que, à partir dos sete anos, os pais levem os seus filhos para fazer um exame iridológico e assim conhecer antecipadamente os seus órgãos de choque (fragilidades) e o tipo psíquico (Método RayId de Iridologia).
Bibliografia:
- Acharán, Manuel Lezaeta - Iridologia, A Íris Revela a sua Saúde - Hemus, 2002
- Beringhs, Liane - Vida Saudável pela Iridologia - Robe Editorial, 1997
- Battello, Celso - Iridologia e Irisdiagnose, O que os Olhos Podem Revelar - Ed. Ground, 1999
- Jensen, Bernard - The Science and Practice of Iridology - Withman Publications, 2005
- Jensen, Bernard - Iridology, The Science and Practice in the Healing Arts - Vol. II - Withman Publications, 2008
- Jensen, Bernard - Iridology Simplified - Bernard Jensen International, 1980
- Johnson, Denny - What the Eyes Reveals - 1995
- Johnson, Denny - O Olho Revela... - Ed. Ground, 1984
- Khalsa, Gurudev Singh - Iridologia Integrada - Ed. Madras, 2006